Concessionária fomenta consciência de consumo racional

Por em Abril 10, 2018 1:45 pm , Categorias: Categorias: Categorias:

 

 

Plantar árvores para preservar a água. De uma data simbólica é possível extrair e semear a consciência da sustentabilidade para o dia-a-dia de todas as pessoas. Esta foi a lição da aula de educação ambiental dada aos alunos do Projeto Florestinha na passagem do 22 de março, Dia Mundial da Água, em Campo Grande. As crianças tiveram aula prática no evento promovido pela Águas Guariroba, realizando o plantio de mais de 50 mudas no entorno da Lagoa Itatiaia e participaram de uma oficina de cultivo de sementes, ministrada pelo ambientalista Nereu Rios.

 

“A resposta está na natureza” é o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser debatido em 2018. A campanha aborda a utilização de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos no mundo. O plantio de mudas de árvores para preservar a mata ciliar é uma destas soluções, explicou o coordenador de meio ambiente e qualidade da Águas Guariroba, Fernando Henrique Garayo Jr.

 

“O plantio nas margens da lagoa ajuda a preservar as encostas, evitando o processo erosivo e melhora o microclima da região. As espécies plantadas hoje são adaptadas ao solo úmido, que é o solo aqui da área da lagoa. Estamos plantando mudas de grande porte, então em breve elas serão árvores que beneficiarão muito a população local e o meio ambiente”, comentou Garayo.

 

 

PLANTIO

 

Foram plantadas espécies de imbirussu, manguba, ipê branco, ingá, peroba rosa, manduvi, cerejeira amburana, saboneteira, paineira da pedra vermelha, mogno e paineira branca. “A Lagoa Itatiaia tem muita importância para a comunidade e é interessante estar aqui hoje para mostrar na prática aos Florestinhas essa relação entre o plantio de mudas e a preservação da água”, observa a sargento Eveny Parrela, do projeto Florestinha.

 

“Bem boa a ideia de plantar aqui na lagoa porque a árvore devolve a água para o nosso planeta e aqui vai ajudar a preservar a mata em volta do lago”, resume o estudante Helton Caleb, de sete anos de idade. “Ainda não conhecia a Lagoa Itatiaia. Achei muito bonita e agora vai ficar ainda mais bonita com as árvores que estamos plantando hoje”, avalia Roney Viana da Rocha, de oito anos.

 

A comunidade também agradeceu a ação . Maria Luiza Ferreira, a Luiza da Lagoa, como é conhecida, diz que a iniciativa da Águas Guariroba presenteia a região e chama atenção para a importância da participação de todos na preservação da área. “É bom ter árvore em volta para ter sombra, bom para o lazer da comunidade. Ficamos muito felizes que a Águas Guariroba escolheu esse lugar para fazer este plantio hoje, um dia especial. Isso incentiva os moradores a refletirem e cuidar do espaço que é de todos nós”, comenta.