Delegação de MS se destaca em evento internacional

Os estudantes e professores da Rede Estadual/MS: desempenho coroado com presença na Mostratec Por em outubro 28, 2019 8:13 pm , Categorias: Categorias: Categorias: Categorias:

 

 

Realizada anualmente pela Fundação Liberato Salzano da Cunha, em Novo Hamburgo (RS), a Feira Feira Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) foi criada para a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. É aberto à participação de estudantes (jovens cientistas) do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Neste ano, a feira foi aberta na segunda-feira, 21, e encerrada na sexta, 25.

 

Um dos destaques do evento foi a participação de professores e alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, classificada com três trabalhos. A Mostratec reuniu 752 projetos de pesquisa, sendo 420 do Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio; 260 do Ensino Fundamental; e 72 da Educação Infantil, com a presença de diversos países.

 

Os três trabalhos sul-mato-grossenses selecionados são da Educação Básica e Ensino Técnico de Escolas Estaduais, todas de Campo Grande: “Sexismo nas áreas do STEM”, apresentado pela Escola Amélio de Carvalho Baís; “Inteligência artificial na medicina estética: algoritmo para auxiliar cirurgias faciais”, elaborado pela Escola Arlindo de Andrade Gomes; e “Ocorrência e distribuição de Leucaena leucocephala e seu efeito alelopático sobre Lactuca sativa var. crispa II”, da Escola Teotônio Vilela.

 

A participação de estudantes e professores nesses eventos reflete a proposta da política pública do governo para a Educação, conduzida pela secretária Maria Cecília Amendola da Motta. Os resultados são positivos e reconhecidos em programas da Pasta, que adota a metodologia Educar pela Pesquisa como princípio educativo para nortear as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas da Rede Estadual de Ensino.