Dicas simples para uma alimentação equilibrada

Nutricionista aponta opções práticas e que cabem no bolso

 

 

Passadas as festividades dos blocos de carnaval e, ainda, com a chegada da quaresma, período que antecede a Páscoa, chegou a hora de colocar em prática algumas das metas estipuladas por várias pessoas no início deste ano. E um dos objetivos mais citados é o de deixar a procrastinação de lado e iniciar uma vida saudável em 2020. A alimentação faz toda diferença neste momento e pode ser feita de maneira atraente e nutritiva por meio de dicas simples.

 

A nutricionista do Fort Atacadista, Bruna Janaína, aponta que para aqueles que desejam iniciar uma dieta mais equilibrada, seja com a intenção de perder peso ou mesmo visando manter a saúde em dia, a principal orientação é escolher uma variedade de itens mais naturais, tornando o consumo mais acessível em casa. “Uma opção é preparar porções saudáveis no início da semana e guardá-las na geladeira, e deixar as frutas lavadas e cortadas, prontas para quando precisar delas. Ter uma variedade de frutas que a pessoa gosta, além de verduras e legumes ralados ou cozidos é um pontapé importante”, avalia.

 

Uma dica para o preparo de saladas, por exemplo, é deixar a alface lavada, cenoura ralada ou cozida, ou algum grão cozido. Vale incluir outros tipos de folhas, como rúcula e agrião, porque folhas amargas têm mais nutrientes antioxidantes. Saladas cozidas, optando pelo brócolis refogado na manteiga, e a cenoura com azeite, também melhoram a nutrição humana. “Refogar os legumes com azeite ajuda a absorver melhor os nutrientes”, destaca.

 

Molhos caseiros e o uso de temperos e ervas, que em alguns casos ajudam até mesmo no aumento de imunidade no organismo, são boas pedidas para dar sabor aos alimentos. Os grãos não devem ficar de fora, como grão-de-bico, ervilha e quinoa, ricos em proteínas. “Nas saladas, dá pra fazer um molho pesto com manjericão, nozes, azeite ou ainda colocar um limãozinho e sal a gosto. Isso ajuda a introduzir esses alimentos na rotina diária de forma mais suave para quem ainda não tem esse hábito. Sem o nutriente adequado, o corpo não usa a gordura como fonte de energia e assim, quem quer emagrecer, não emagrece. É essencial incluir mais saladas no cardápio, de preferência no almoço e janta”.

 

Bruna ressalta a importância de manter o hábito de tomar o café da manhã. A especialista aponta, ainda, que é fundamental realizar refeições com as três principais fontes de energia: carboidrato, proteína e gordura, mas com as quantidades ideais. Ainda, a ingestão de líquidos, como água e sucos naturais, com pouca adição de açúcar, é essencial para hidratação do corpo e transporte de substâncias dentro do organismo.

 

Os atacarejos são ótimas opções para aqueles que querem iniciar uma vida saudável e, ao mesmo tempo, economizar e levar para casa frutas, legumes e verduras fresquinhas. Na rede Fort Atacadista, que possui sete lojas em Campo Grande, o cliente pode aproveitar o mix de produtos e levar para casa uma alimentação mais balanceada. Em Campo Grande, as lojas do Fort Atacadista ficam localizadas nos seguintes endereços: Loja 89 – Parati: Rua da Divisão, 1208; Loja 78 – Tiradentes: R. Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço; Loja 170 – Coronel Antonino: R. São Borja, 586 – Vila Rica; Loja 77 – Shopping Norte Sul Plaza: Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300; Loja 76 – Getúlio Vargas: Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II; Loja 180 – Guanandi: Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy; Loja 100 – Moreninhas: Av. Gury Marques, 4855.

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