Evento capacita cuidadores de pacientes com Alzheimer

Série de palestras é gratuita e aberta à população Por em março 19, 2019 12:31 pm , Categorias: Categorias: Categorias:

 

 

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais.

 

Os mais afetados por esta doença progressiva e limitante são os idosos e, tendo em vista que, segundo o IBGE, a expectativa de vida segue aumentando, ou seja, que o número de idosos cresce anualmente no Brasil, é de vital importância capacitar os cuidadores destes pacientes.

 

Para reforçar que a doença pode e deve ser tratada, a Unimed Campo Grande inicia neste mês de março uma série de palestras com especialistas para abordar temas que vão desde aspectos clínicos até decisões difíceis.

 

O projeto – que será desenvolvido pelo neurologista Dr. Nilson Moro e o programa Viver Bem – realizará reuniões uma vez por mês, sempre terça-feira, às 19h, com os cuidadores de pacientes portadores de demência de Alzheimer, bem como, população em geral interessada no assunto.

 

O evento é gratuito e acontecerá no Espaço Viver Bem, que está localizado na Rua Goiás, 695, Jardim dos Estados. Informações e inscrições no telefone (67) 3389-2500 ou viverbem@unimedcg.coop.br.

 

Os encontros seguirão o seguinte cronograma de temas:

 

– 19/03: Alzheimer e seus aspectos clínicos e comportamentais

– 23/04: Família x cuidadores

– 21/05: Rotina do cuidado (ambiente seguro)

– 18/06: Nutrição na demência

– 23/07: Aspectos legais da doença de Alzheimer

– 20/08: Fisioterapia no Alzheimer

– 17/09: Cuidando de si para cuidar do outro (atividade física para o cuidador)

– 22/10: Decisões difíceis (cuidado paliativo)

– 19/11: Você não está só e um longo adeus