Ex-governadores recebem homenagem na Assembleia

“Cada um desempenhou papel histórico e fundamental para o Estado”, afirmou Paulo Corrêa Por em agosto 20, 2019 2:05 pm , Categorias: Categorias: Categorias:

 

 

Do primeiro, Harry Amorim da Costa, ao mais recente, Reinaldo Azambuja, todos os governadores de Mato Grosso do Sul foram lembrados de maneira especial pela Assembleia Legislativa. Em sessão solene na terça-feira passada (13), comemorando os 40 anos da primeira Constituição Estadual, os 24 deputados prestaram uma homenagem do poder a Harry Amorim, Londres Machado, Marcelo Miranda Soares, Pedro Pedrossian, Wilson Barbosa Martins, Ramez Tebet, José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca), André Puccinelli e Reinaldo Azambuja.

 

Desse grupo, quatro já faleceram: Harry, Pedrossian, Wilson e Tebet. Os únicos na ativa são o governador Azambuja, em segundo mandato, e o deputado estadual Londres Machado. Os ex-governadores Zeca e Puccinelli não têm mandato, mas são presidentes regionais de seus partidos, o PT e o MDB. Outro ex-governador, Marcelo Miranda, não disputou mais eleições, porém fez campanha para um filho, vereador em Paranaíba, e um neto, o deputado estadual João Henrique Catan.

 

O presidente da AL-MS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), entende que com esta reverência o Legislativo fortalece na memória popular a presença de homens públicos que têm contribuições especiais com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Cada um desempenhou papel histórico e grandioso para o Estado”, pontuou. Harry, Martins e Azambuja foram representados por seus filhos, Zeco, Nelson e Rafael. Pedrossian Neto fez os agradecimentos pelo avô, que governou Mato Grosso uma vez, antes da divisão, e duas vezes Mato Grosso do Sul.

 

A homenagem – Comenda do Mérito Legislativo – é o reconhecimento da AL-MS aos governadores que fizeram e fazem parte da história do Estado. A sessão solene aconteceu no Plenário Júlio Maia. Para Paulo Corrêa, a homenagem é importante para o reconhecimento da história de Mato Grosso do Sul. “A Casa dedica esta sessão às famílias e aos líderes que merecem nosso respeito e a nossa homenagem. Sem governadores, sem Constituição. Precisamos olhar para o passado, para construir um futuro ainda melhor”, exortou.

 

Filho do primeiro governador do estado de Mato Grosso do Sul, Harry Amorim da Costa, Zeco Amorim falou da satisfação em representar o pai. “Dos filhos do Harry sou o único que me mantenho aqui em Campo Grande. Tenho filho nascido aqui que carrega o nome do avô. Como primeiro governador, ele deu a primeira alavancada pra estruturar o filho mais novo da República do Brasil”, recordou. Nelson Martins, filho de Wilson Barbosa Martins e irmão da ex-deputada estadual Celina Jallad, disse que o fato de representar o pai justificava o orgulho que sentiu na sessão.