IFMS abre edital para concessão de auxílios a estudantes

Inscrições começam no dia 10 de fevereiro e seguem até 1º de março

 

 

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quinta-feira (30) o edital com as regras para inscrições no Programa de Assistência Estudantil, que beneficia estudantes de cursos técnicos integrados, subsequentes e da graduação dos dez campi.

 

Para este ano, a previsão é que sejam concedidos 1.940 auxílios nas modalidades Permanência/Alimentação, Permanência, Alimentação, Transporte, Moradia Estudantil, e Indígena e Quilombola. O total de recursos públicos a ser investido por meio do edital é de R$ 2.913.750,00.

 

A distribuição dos auxílios por campi e os valores destinados a cada modalidade podem ser conferidos no edital de abertura do processo seletivo, publicado na Central de Seleção do IFMS.

 

Podem participar da seleção os estudantes dos cursos técnicos de nível médio e da graduação que frequentem, no mínimo, três unidades curriculares presenciais. É vedada a participação de alunos que estejam fazendo apenas estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou atividade complementar.

 

O estudante também precisa comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e não pode ter mais do que duas reprovações por falta em unidades curriculares no semestre anterior.

 

As modalidades Auxílio Moradia Estudantil e Auxílio Transporte exigem requisitos específicos conforme os itens 2.4.5 e 2.4.6 do edital.

 

INSCRIÇÕES

 

Deverão ser feitas a partir de 10 de fevereiro, na Página do Candidato da Central de Seleção. O prazo se encerra em 1º de março.

 

No ato da inscrição, o candidato deve escolher os auxílios a que irá concorrer, e informar o dia e o horário em que entregará, no campus, a documentação exigida. A lista de inscritos e a agenda com as datas e horários para a entrega dos documentos serão publicadas no dia 2 de março.

 

O período de apresentação dos documentos será de 3 de março a 3 de abril.

 

Os estudantes serão classificados em ordem crescente de renda per capita. Após a utilização desse critério, terão prioridade beneficiários de programas de transferência de renda e os que vieram de escola pública, nessa ordem.

 

O resultado preliminar será publicado no dia 22 de abril, e o final no dia 28.

 

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

 

O programa, que faz parte da Política de Assistência Estudantil do IFMS, visa incentivar o estudante em sua formação educacional, bem como apoiá-lo em sua permanência na instituição, visando à redução dos índices de evasão escolar decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica.

 

Os estudantes contemplados receberão nove parcelas durante o ano letivo. Nos períodos de férias, terão direito a um valor proporcional aos dias letivos previstos para esses meses, referente aos Auxílios Alimentação e Transporte.

 

Além dos auxílios, o IFMS já oferece, desde o ano passado, alimentação escolar a estudantes dos campi Corumbá e Aquidauana. Além dessas duas unidades, está prevista a implementação da iniciativa em Campo Grande e Jardim, segundo a Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae).

 

Para o ano de 2020, investimento previsto é de R$ 4,9 milhões na Assistência Estudantil, por meio de editais que contemplam os auxílios e atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Compartilhe: