No ano novo, boas e muitas novidades na TVE Cultura

Bosco Martins: 2020 será o marco do sinal digital com programas de qualidade para 20 cidades do interior

 

 

Que é diferenciada, não há dúvida. Agora, além desse predicado, a TVE Cultura quer entrar com força redobrada no ambiente dos telespectadores sul-mato-grossenses e ampliar ainda mais a sua audiência, apontada este ano pelas pesquisas como uma das que mais cresceram.

 

“Para isso, foi feito um detalhado e rigoroso estudo para aferir as expectativas, necessidades e gostos das diferentes faixas de audiência. Tudo, é claro, sempre lastreado na oferta de atrações de qualidade, de enriquecimento cultural, educativo, na utilidade pública, no lazer”, define o jornalista Bosco Martins, diretor-presidente da Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel),

 

A apresentação da programação especial de 2020, com o slogan ‘Mude de hábito, mude de canal, mude para a TVE Cultura’, trará de 25 deste mês a 25 de março mais de 100 horas de programas locais e regionais. Arte, poesia, produção audiovisual, comportamento, entrevistas, documentários e conteúdo jornalístico estão entre os seus principais ingredientes.

 

No embalo do público, que coloca a TVE Cultura MS entre as quatro maiores audiências do Estado, suplantando a TVI Band, a Fertel (mantenedora das emissoras públicas de Mato Grosso do Sul) preparou edições com mais de 100 horas de conteúdos.

 

HOMENAGEM

 

A Programação Especial 2020 presta homenagem aos ícones do grande mosaico cultural do Estado. Bosco Martins, que é também escritor e produtor cultural, apresenta o Prosa & Segredos, abordando música, literatura, memória digital, cultura e sociologia urbana. No programa Memórias, ele mostra os modos de produção e consumo da informação até à era digital, e faz um passeio pelo universo literário em suas dimensões formais e temáticas, passando pela Maracangalha, de Fernando Cruz, no quadro Poéticos, passeando pela poesia marginal ou na geração mimeógrafo dos anos 1980, relembrando Paulo Leminski, Torquato Neto, Nicolas Bher e Cacaso.

 

MultiplicidadeS mostra o grande cenário do rico e multifacetado patrimônio cultural material e imaterial, histórias de traços e rastros, diferentes línguas e linguagens que fizeram da música e da culinária os principais componentes da ‘genética’ cultural de Mato Grosso do Sul. A Programação Especial 2020 estará disponível também no Portal da Educativa e nas redes sociais.

 

COMPROMISSO

 

Bosco Martins destaca ainda o compromisso do governador Reinaldo Azambuja com a comunicação pública, desde quando a TVE buscava se inserir no cronograma do processo de digitalização até os dias de hoje. A emissora pública caminha para a fase de interiorização, tendo 2020 como o marco do sinal digital em 20 cidades do interior, assegurando a pelo menos 65% da população de Mato Grosso do Sul programas de qualidade.

 

Entre os destaques da grade estão os seguintes programas: “Panorama MS”, jornalístico e interativo; “Giro do Esporte”; “MultiplicidadeS”, expõe a riqueza e a diversidade cultural de Mato Grosso do Sul; “Cult da TVE”, divulga os eventos e a produção cultural; “Show da Terra”, música regional e manifestações artísticas que moldam a identidade cultural do Estado; “Spoiler”, audiovisual com foco na produção de videoclipes; “Prosa & Segredos”, com shows musicais, literatura, poesias, memória digital, cultura, comportamento e relações sociais.

Compartilhe: