Peça infantil tem apresentações gratuitas e acessíveis

Com tradução em libras e audiodescrição, o espetáculo busca disseminar o teatro e a conscientização ambiental Por em outubro 1, 2018 8:43 pm , Categorias: Categorias: Categorias: Categorias:

 

 

O espetáculo ‘Aventuras no Mundo Encanado’ realiza nesta terça (2), quarta (3) e quinta-feira (4) 15 apresentações gratuitas em Campo Grande. Viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, e patrocínio da Águas Guariroba, a peça infantil será apresentada no Teatro Prosa do SESC Horto. Com o intuito de democratizar a cultura para todos, o projeto cultural traz uma novidade: além da tradução simultânea em libras – Língua Brasileira de Sinais -, agora as peças contarão com o recurso da audiodescrição voltada para pessoas com deficiência visual. As apresentações têm como foco conscientizar a população local sobre o meio ambiente.

 

No pantanal, as araras, peixes, capivaras, onças, tamanduás, jacarés lutam para sobreviver num mundo cada vez mais ocupado pelos seres humanos. A protagonista desta história é a Arareca, uma arara azul que adora fazer rimas e cantar Rap, que, vendo o seu habitat ser destruído e sua espécie ameaçada de extinção, vai com a família até Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para conscientizar os seres humanos sobre a importância da preservação ambiental.

 

Para o coordenador de Projetos Sociais da Águas Guariroba, Willian Carvalho, a peça permite que a criança conheça desde cedo a importância da preservação do meio ambiente através de uma forma divertida e lúdica. Auxiliando na conscientização sobre um tema essencial para a sociedade.

 

“Através do Teatro e da música temos a oportunidade de sensibilizar as pessoas e nesse caso principalmente as crianças, que aprendem de uma forma lúdica e atrativa um tema de tanta relevância que é a preservação do meio ambiente. Através da arte conseguimos unir conceitos como conscientização, aprendizado e diversão nessa peça teatral”, destaca o coordenador.

 

Além da cidade de Mato Grosso do Sul, a peça passa por mais seis estados (Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Piauí e Maranhão). De 2013 a 2017, o espetáculo ‘Aventuras do Mundo Encanado’ realizou 518 apresentações gratuitas pela Lei Rouanet e impactou diretamente cerca de 115 mil crianças.

 

“Nosso projeto visa levar o teatro aos mais variados contextos e trabalhar a conscientização ambiental de forma leve, descontraída e de fácil entendimento, fazendo com que as crianças percebam o papel importante que têm na preservação do meio ambiente e desenvolvendo o senso de responsabilidade desde cedo”, explica Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.

 

As apresentações acontecem sempre no Teatro Prosa – Sesc Horto, localizado na Rua Anhanduí, 200, Centro, sendo às 14h, 15h30, 16h30 e 19h na terça-feira (2); às 8h, 9h30, 10h30, 14h e 15h30 na quarta-feira (3); e às 8h, 9h30, 10h30, 14h, 15h30 e 16h na quinta-feira (4).