Programa da UFMS busca soluções para empresas

Iniciativa amplia a interação universidade-empresa e contribui para aprimorar a pesquisa acadêmica Por em dezembro 18, 2018 7:26 pm , Categorias: Categorias: Categorias: Categorias:

 

 

Para que os projetos desenvolvidos nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMS sejam utilizados para propor soluções a desafios apresentados por empresas, foi criado o Programa UFMS-PPG-Inovação, iniciativa que amplia a interação universidade-empresa e contribui para aprimorar a pesquisa acadêmica.

 

Os objetivos do Programa UFMS-PPG-Inovação são fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação na UFMS, por meio do envolvimento de doutorandos, mestrandos e graduandos em projetos demandados pelo setor empresarial por Empresas Parceiras; aumentar a capacidade inovadora e a competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no estado, fortalecendo o sistema regional de inovação; fomentar ações de pesquisa e pós-graduação relevantes para a sociedade; gerar novos conhecimentos visando a consolidação da pesquisa e da pós-graduação da UFMS e promover interação entre a UFMS e outros setores da sociedade.

 

“Nós queremos trazer as empresas para perto da UFMS, para mostrar o que somos capazes de fazer em termos de inovação. Isso vai preparar melhor nossos alunos e ao mesmo tempo vai ajudar as empresas a melhorar seu grau de competitividade no mercado”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nalvo Franco de Almeida Junior.

 

O pró-reitor também ressalta que o UFMS-PPG-Inovação não é um programa de pós-graduação. “Não se trata da criação de um novo programa de pós-graduação, mas sim de oportunizar aos programas existentes na UFMS uma interação qualificada com empresas”.

 

O programa é uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MS). O CNPq disponibilizará bolsas de Doutorado (GD), Mestrado (GM) e Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI). Já o Senai-MS prestará apoio nas fases de prospecção de empresas, identificação de desafios para a pesquisa aplicada e apoio aos supervisores das empresas, caso o proponente tenha interesse. É um projeto piloto do CNPq que, diferentemente de outras instituições, contempla bolsas GD, GM e ITI.