Tereza Cristina lança programa para preservar o cerrado

Na 81ª Expogrande, ministra confirma que Mato Grosso do Sul está no Projeto Paisagens Rurais Por em abril 9, 2019 8:13 pm , Categorias: Categorias: Categorias: Categorias:

 

 

Na quarta-feira passada, 3, depois de participar na Associação dos Municípios (Assomasul) da formalização dos contratos do Programa Avançar Cidades, a titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina Corrêa da Costa, acompanhou o governador Reinaldo Azambuja na abertura da 81ª Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande. Ela foi homenageada com a inclusão de seu nome na galeria de selos oficiais da feira, uma das mais importantes do agronegócio na América Latina, e reafirmou os ganhos sociais, ambientais e econômicos do Projeto Paisagens Rurais, que lançou na quarta-feira, um dia antes de embarcar para Mato Grosso do Sul.

 

O projeto, de preservação do cerrado brasileiro, foi lançado em Brasília com a presença do embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, da diretora interina do Banco Mundial (Bird) no Brasil, Doina Petrescu, e do presidente da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA), João Martins. Com apoio do Bird e parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Embrapa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o ‘Paisagens Rurais’ vai capacitar e prestar assistência técnica e gerencial a quatro mil produtores rurais de nove estados e do Distrito Federal.

 

“O foco desse projeto está na recuperação ambiental produtiva do cerrado e também na geração de renda”, disse a ministra. A iniciativa é coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério da Agricultura. Com US$ 21 milhões do Fundo de Investimento Climático (CIF), disponibilizados por meio do Programa de Investimentos em Florestas (FIP), o Projeto FIP-Paisagem selecionou 53 ottobacias, que cobrem uma área de 12,5 milhões de hectares, distribuídos em nove estados (Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo e Tocantins).