Campo Grande lidera entre as cidades mais seguras do País

Levantamento especializado é da Ranking Smart e envolveu 677 unidades na avaliação

Num levantamento que envolveu 677 unidades municipais federativas como campos de avaliação, Campo Grande foi definida como cidade mais segura do Brasil. A pesquisa tem a assinatura da Ranking Connected Smart Cities, órgão de estudos e consultoria desenvolvido pela Urban Systems para um evento homônimo, idealizado pela Urban Systems e pela Necta e realizado desde 2015, quando criou a plataforma de discussão e negócios sobre Cidades Inteligentes.

A capital de Mato Grosso do Sul está à frente de cidades como São Bernardo do Campo, Belo Horizonte e Curitiba. O estudo a considerou como cidade de grande porte, com mais de 500 mil moradores, e apresentou o melhor desempenho quando avaliado os números de homicídios, de mortes no trânsito, despesas com segurança, agentes por habitantes, monitoramento de riscos e centro de controle e operações.

COMPROMISSOS

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) está convicto que a classificação se deve ao compromisso com a segurança pública, que afirma ser uma de suas máximas prioridades. Ele cita providências que já tomou nesse campo, como a implementação do Plano Municipal de Gestão Estratégica por Resultados (Plano Gestar), orientado pelo tema ‘Campo Grande Mais Segura’. A Guarda Civil Metropolitana, criada em 1990, é também um dos instrumentos que atuam nesse recorte da gestão.

“Trabalhamos com quatro eixos que norteiam a gestão para os próximos anos: Campo Grande Mais Segura, Campo Grande Desenvolvida e Sustentável, Campo Grande Mais Humana e Cidadã e Campo Grande Inteligente”, acrescentou o prefeito. Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública revelam que de 1º janeiro de 2020 a 31 de agosto de 2020 a cidade registrou 2.224 roubos. Neste ano, em igual período aconteceram 1.938 ocorrências, uma redução de 11,47% dos casos.

Compartilhe: