Capital pode ter medida inovadora em defesa da saúde dos animais

Projeto de Otávio Trad regulamenta atendimento diferenciado para os pequenos animais

O Pets Day Care, uma espécie de creche com serviços especializados para o atendimento e o bem-estar dos pequenos animais, deve ser implantado em Campo Grande. Basta a Prefeitura sancionar o projeto de lei 10.030, do vereador Otávio Trad (PSD), aprovado em segunda discussão pela Câmara Municipal na última segunda-feira (5). Trata-se de uma importante conquista na pauta de reivindicações do gênero.

Segundo o vereador, o projeto visa à proteção e à segurança dos animais, por meio de serviços especializados. “É uma proposta com o fim de regulamentar esse tipo de atividade comercial no município, considerando também as necessidades dos tutores desses animais e o ajuste dos estabelecimentos às condições pré-definidas para o serviço”, explicou Otávio Trad.

O serviço de Day Care implica estruturas e cuidados adequados com a guarda, manejo, divertimento, socialização e descanso diurno para animais domésticos, com finalidade comercial. Já as regras previstas dispõem sobre as características do local, condição de segurança e higiene, além de disponibilização de espaço coberto e ventilado para abrigo, circuito interno de vídeo monitoramento e acompanhamento de pelo menos 1 responsável pelo manejo e cuidados dos animais.

O projeto também define hospedagem para pets, como os estabelecimentos que prestam o serviço de alojamento de animais por período igual ou superior a um pernoite. A iniciativa do vereador determina que os estabelecimentos enquadrados como Day Care e Hospedagem para pets não poderão ter a finalidade de reprodução, criação ou venda de animais.

“A proposição é mais um fruto da ideia de Léa Oliveira Lourenço, bacharel em Direito que trabalha com cães desde 2012 e é empresária do ramo em Campo Grande”, pontuou Otávio Trad.

Compartilhe: