Artista lança biquínis com foco na sustentabilidade e arte indígena

Emilia Leal lança editorial virtual Verão Eco-Fashion

Emilia Leal se encontrou com a arte ainda na década de 1980 e há cerca de sete anos converge seu trabalho com a moda. Na quarta-feira (14), às 19h, ela lança o editorial Verão Eco-Fashion, de sua marca Emilia Leal Arte Nativa, junto ao site emilialeal.com, onde venderá suas peças. O evento será online e pode ser acompanhado por meio do Instagram da marca: @emilialealartenativa.

O editorial tem como proposta apresentar os biquínis da marca, que são produzidos a partir da sobra de resíduos industriais de couro tratado, prezando pela sustentabilidade. Os modelos possuem estampas exclusivas, inspiradas nas iconografias indígenas, pintadas à mão pela artista.

“Esse editorial veio a calhar por dar a oportunidade de transformar o meu trabalho num comércio, já que antes eu vendia minhas peças em feiras e com a pandemia fiquei sem rumo. Agora, vou migrar para o virtual, terei como escoar minhas peças”, avalia Emilia.

A produção das peças é feita em parceria com pequenas artesãs de Campo Grande, que fazem o acabamento em crochê. Além disso, a estilista compra artesanatos dos indígenas sul-mato-grossenses para dar de brinde a clientes.

“Fui pesquisando até encontrar as crocheteiras, que vendem seus produtos na Praça dos Imigrantes. E com os indígenas eu tenho contato desde a infância, com a etnia Wajãpi. Nasci em Macapá (AP) e tenho ascendência ribeirinha. Também sou ativista da causa indígena e minhas pinturas são baseadas em sua iconografia, então mantenho essa parceria com eles para pagar e divulgar seus trabalhos”, pontua.

Com todos esses cuidados na confecção, cada peça da marca é única, tendo agregado seu valor artístico ao consumo sustentável. “Temos que adquirir produtos com consciência. O momento é de reaproveitar, reciclar, deve haver essa informação no consumo”, considera a artista.

Compartilhe: