Começa o 1º Campeonato Estadual de Judô Funcional

campeonato-estadual-judô-funcional-virtual-pandemia-coronavírus-covid19-fundesporte-campo-grande-ms-2020

Com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), a primeira edição do Campeonato Estadual de Judô Funcional teve início no sábado (3). A competição, organizada pela Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), tem formato virtual, devido às restrições sanitárias para evitar o contágio por Covid-19. As transmissões ao vivo acontecem no canal oficial da entidade no YouTube e seguem até sexta-feira (9).

O Estadual estava agendado para começar no dia 23 de setembro, data em que se comemorou os 40 anos da FJMS. No entanto, teve de ser remarcado, em virtude de atualização da plataforma de transmissão e avaliação das disputas pelo Departamento de Tecnologia da Informação da entidade, a fim de proporcionar excelência técnica ao evento, tanto aos atletas participantes, quanto ao público espectador.

O torneio serve como seletiva para o Campeonato Brasileiro de Judô Funcional, que será realizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em 28 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial do Judô. Este será o primeiro evento competitivo completamente virtual organizado pela entidade nacional.

De acordo com a FJMS, os judocas, cada um na sua casa, deverão executar movimentos de golpes característicos da modalidade e exercícios físicos, que serão avaliados por uma comissão de árbitros, sob coordenação do departamento de arbitragem da Federação.

As disputas acontecem nas classes sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior e veteranos, nas categorias de peso leve e pesado, nos gêneros masculino e feminino. Ao todo, estão inscritos 115 atletas (78 no masculino e 37 no feminino) de 13 clubes.

Conforme o regulamento, será vencedor o atleta que realizar o maior número de repetições válidas dentro do tempo de cada classe. Em caso de empate no tempo regular, haverá tempo extra, até que se tenha um campeão.

“Nesse cenário de pandemia, é muito interessante observar a Federação Estadual de Judô em busca de adaptação a este ‘novo normal’, com estratégias inteligentes para manter o esporte vivo e os atletas motivados”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

PROGRAMAÇÃO

06/10 (terça-feira)
– Fase eliminatória e finais: sub-13 (19h30) e sub-15 (20h15);

08/10 (quinta-feira)
– Fase eliminatória e finais: veteranos 1 (19h30) e veteranos 2 (20h);

09/10 (sexta-feira)
– Finais: sub-18 (19h30), sub-21 (19h50) e sênior (20h20).

Compartilhe: