Comércio da Capital está autorizado a abrir nos feriados

Presidente do Sindicato dos Empregados, Carlos Sérgio, garante que entidade estará vigilante para cumprimento de acordo

O comércio varejista de Campo Grande vai funcionar normalmente nos feriados de 11 e 12 de outubro (Divisão do Estado e Nossa Senhora Aparecida) para todos aqueles estabelecimentos que fizerem a adesão junto ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG.

De acordo com Carlos Sérgio dos Santos, presidente do sindicato, os empresários que desejarem colocar funcionários para trabalhar nesses dois dias, terão que fazer a adesão até 48 horas antes do primeiro feriado.

Além disso, segundo Carlos Sérgio, conforme a Cláusula 29ª da Convenção Coletiva de Trabalho, esse termo de adesão terá que constar os nomes dos funcionários que irão trabalhar e o pagamento de 7% do piso da categoria para cada trabalhador. A empresa deverá também se comprometer a dar uma folga referente a cada feriado trabalhado, na semana seguinte e no intervalo de 15 dias e ainda arcar também com as despesas de transporte e alimentação. Caberá também à empresa arcar com uma taxa de adesão que deverá ser recolhida ao sindicato, no valor de R$ 15,00 por trabalhador escalado para trabalhar em cada feriado.

O Sindicato dos Empregados no Comércio vai estar vigilante em todo o setor para apurar o cumprimento do acordo. Quem não fizer a adesão, não poderá colocar funcionários para trabalhar. A entidade vai acionar a justiça mediante qualquer descumprimento da CCT.

Compartilhe: