Cursos gratuitos oferecem capacitação e atualização em Educação Física

A série, com 22 cursos, abrange diversos conteúdos relacionados ao esporte

A Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) promove, desde o dia 4 de agosto, o “Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Física”. A programação de cursos gratuitos, que segue até outubro, é direcionada a acadêmicos e profissionais de Educação Física, atletas e gestores esportivos. Com ampla adesão, a Fundação tem recebido inscrições de profissionais inclusive de outros Estados do país.

A série, com 22 cursos, abrange diversos conteúdos relacionados ao esporte, como nutrição, psicologia, fisiologia do exercício, desenvolvimento motor e métodos de treinamento de base em diversas modalidades (voleibol, badminton, futsal, basquetebol, atletismo) com ênfase no contexto escolar. Em razão do isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os cursos estão sendo on-line, sempre às terças e sextas-feiras, com transmissão ao vivo no canal oficial da Fundesporte no YouTube (Fundesporte MS).

“O projeto de qualificação profissional foi pensado a partir do objetivo de buscar excelência esportiva entre os profissionais de Educação Física de Mato Grosso do Sul. Então, estamos aproveitando esse momento de pandemia, que ocasionou a paralisação dos eventos e treinamentos presenciais, para levar cursos aos nossos técnicos e profissionais”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda. “O ciclo de cursos foi muito bem elaborado pela nossa equipe e conta com participação de palestrantes altamente capacitados, mestres, doutores, com vasta experiência em suas respectivas áreas de atuação”, acrescenta.

Para o gerente da UPF/Fundesporte, Domingos Sávio da Costa, o ciclo de cursos atenderá necessidades de especialização e atualização sobre as novas tendências aplicadas em âmbito escolar. “Uma das principais missões da Fundesporte, por meio da UPF, é levar capacitação profissional para todo o Estado, atendendo às necessidades de cada município e região. Em consequência da pandemia, nós não estamos conseguindo exercer isso presencialmente. Então, preparamos lives em várias áreas de intervenção, voltadas à prática desportiva nas escolas”.

OUTROS ESTADOS

A Fundesporte tem recebido inscrições de profissionais de Educação Física, gestores esportivos e atletas de outras unidades federativas, como Minas Gerais, Paraná, Ceará, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. O Ciclo de Capacitação também tem sido amplamente divulgado pelos Conselhos Regionais de Educação Física de diversos Estados.

“Devido à qualidade dos temas que propomos para essa série de cursos, estamos tendo grande adesão de profissionais sul-mato-grossenses e nos surpreendeu também a inscrição de muitas pessoas de outros Estados. Isso evidencia que estamos no caminho correto, expandindo e oportunizando cursos de excelência a todo o Brasil”, destaca Marcelo Miranda.

A primeira live, realizada na terça-feira passada (4), em caráter introdutório, expôs os objetivos das videoaulas e as ações da Fundesporte para o segundo semestre deste ano, envolvendo os desafios para a realização de eventos e a perspectiva de retorno do treinamento desportivo escolar diante do cenário pandêmico. Com mediação de Miranda, participaram o diretor-executivo Silvio Lobo Filho, o assessor de gabinete da presidência, Paulo Ricardo Nuñez; e o gerente da UPF/Fundesporte e presidente do Comitê Gestor da Bolsa-Atleta e Técnico (Cogeb) da Fundação, Domingos Sávio da Costa.

INSCRIÇÃO

Cada curso possui carga horária de duas horas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da Fundesporte. Os interessados em participar do Ciclo de Capacitação podem optar pela inscrição em todos os cursos de uma vez, com emissão de certificado de 44 horas no total ao término da série.

A outra forma é se inscrever de modo avulso, apenas nas aulas com temas de interesse, com certificação referente à carga horária cumprida. Não há limite para escolha. As inscrições, desta maneira, encerram-se um dia antes de cada curso. As vagas são limitadas. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo telefone (67) 3323-7225 ou adicione este número e mande uma mensagem pelo WhatsApp.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

• 11 de agosto (terça-feira) – 9 horas
Tema: Estratégia para o desenvolvimento da natação e paranatação no contexto escolar

• 14 de agosto (sexta-feira) – 9 horas
Tema: Estratégia para o desenvolvimento das lutas no contexto escolar

• 14 de agosto (sexta-feira) – 14 horas
Tema: A educação física e as dimensões do esporte

• 18 de agosto (terça-feira) – 18 horas
Tema: Estratégia para o desenvolvimento da recreação no contexto escolar

• 21 de agosto (sexta-feira) – 9 horas
Tema: Lesões

• 25 de agosto (terça-feira) – 9 horas
Tema: Crescimento e desenvolvimento motor

• 28 de agosto (sexta-feira) – 14 horas
Tema: Estratégia para o desenvolvimento do badminton e parabadminton no contexto escolar

• 4 de setembro (sexta-feira) – 9 horas
Tema: Estratégia para o desenvolvimento do basquetebol no contexto escolar

• 8 de setembro (terça-feira) – 14 horas
Tema: Estratégia para o desenvolvimento do futsal no contexto escolar

• 11 de setembro (sexta-feira) – 9 horas
Tema: Estratégia para o desenvolvimento do atletismo e paratletismo no contexto escolar

• 15 de setembro (terça-feira) – 9 horas
Tema: Direitos e deveres da criança e do adolescente no esporte

• 18 de setembro (sexta-feira) – 14 horas
Tema: Recomendações sobre atividades físicas e esportivas à pessoa idosa

• 22 de setembro (terça-feira) – 9 horas
Tema: Psicologia do esporte: motivação, ansiedade e competição da criança e do adolescente no contexto escolar

• 25 de setembro (sexta-feira) – 9 horas
Tema: Estratégia para o desenvolvimento do voleibol no contexto escolar

• 29 de setembro (terça-feira) – 14 horas
Tema: Aspectos metodológicos do paradesporto

• 2 de outubro (sexta-feira) – 14 horas
Tema: Medidas e avaliações no contexto escolar

• 6 de outubro (terça-feira) – 9 horas
Tema: Esporte escolar: aspectos metodológicos

• 9 de outubro (sexta-feira) – 14 horas
Tema: Nutrição esportiva no contexto escolar

• 13 de outubro (terça-feira) – 9 horas
Tema: Estratégia para o desenvolvimento do handebol no contexto escolar

• 16 de outubro (sexta-feira) – 14 horas
Tema: Captação de recursos para o desenvolvimento do esporte no contexto escolar

Compartilhe: