Elas têm mais um exemplo para avançar: Neidy Centurião

A primeira coronel na história da PMMS, Neidy Centurião: 27 anos de farda

Neidy Nunes Barbosa Centurião. Este nome já está guardado nos anais da história de Mato Grosso do Sul. É a primeira mulher a pisar no degrau mais alto da escada hierárquica da Polícia Militar – na terça-feira passada (3), ao ser oficializada com a graduação de coronel, ela escreveu um dos mais belos e mais importantes capítulos na história da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), sendo a primeira a conquistar esse feito.

Com 27 anos de serviço militar, Neidy quer que a sua trajetória sirva de inspiração às mulheres ansiosas por garantir a presença feminina nos diversos segmentos sociais, políticos e profissionais. Ela contou que quando ingressou na polícia tinha 18 anos e foi aprovada em um concurso público. A carreira policial não fazia parte de seus sonhos até então. Porém, logo que vestiu a farda e passou a cumprir as missões, a vocação despertou e a paixão para seguir a carreira aflorou e cresceu.

VALORES

A vida de Neidy contém base sólida em valores aprendidos no seio familiar. Nasceu em Coxim, mas ainda criança se mudou com a família para Costa Rica, onde concluiu o ensino médio. “Sempre tentei pautar minha carreira na educação, no bom atendimento a todos, tanto aos PM´s quanto ao cidadão. Sempre tentei fazer o máximo que pude para honrar tanto minha farda quanto meu Estado. A minha luta de trabalho foi construída, aprendi de família que é trabalhando que a gente vence”, assinala.

Neidy faz questão de enaltecer o trabalho feito por mulheres precursoras na carreira, que por muito tempo foi considerada reduto masculino. Companhia de Trânsito, Policiamento Montado, 1° Batalhão, Comunicação Social, comando da Cavalaria e o subcomando da PM de Corumbá e do Batalhão Rodoviário fazem parte da sua carreira. É uma das fundadoras do Centro de Equoterapia da PM, do qual é a presidente. A corporação tem atualmente na ativa 551 mulheres e outras 189 na reserva.

PROMOÇÕES

Em atenção a um compromisso com os servidores, o governador Reinaldo Azambuja publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) as promoções retroativas de 425 servidores da segurança pública, entre elas a da coronel Neidy. Ao anunciar a promoção de 3,7 mil servidores, o governador Reinaldo Azambuja enfatizou a importância de cada colaborador no desenvolvimento do Estado.

Compartilhe: