Em 79 municípios, só 36 mulheres disputam prefeituras

Cris Duarte (Psol) e Sidnéia Tobias (Podemos), de Campo Grande

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, somente em 31 – menos da metade – os eleitores terão a alternativa de votar em mulheres para comandar a prefeitura. Esperava-se bem mais que as 36 candidaturas femininas inscritas e homologadas, num tempo em que a luta pela afirmação de gênero e pelo empoderamento tornou-se mais intensa e midiática.

Apesar disso, e tendo em vista as restrições por causa da pandemia da Covid-19, a presença das mulheres é mais intensa e efetiva que no último pleito. Em Ladário, que não chega a ter um colégio eleitoral médio (cerca de 13 mil eleitores), sete candidaturas estão no páreo, sendo três femininas. E o número de concorrentes só não é maior que o de Terenos, outra cidade de pequeno porte, mas com surpreendentes oito candidatos a prefeito.

ELAS

São candidatas: Gerolina Alves (PSD), em Água Clara; Adriana Elias, em Anastácio; Lucimara Palmeira (MDB), em Anaurilândia; Sirlei Melo (MDB), em Aparecida do Taboado; Viviane Orro (PSD), em Aquidauana; Angélica Vieira (PSD) e Silvana Cordeiro (Patriota), em Aral Moreira; Milane Paiva (PSC), em Bandeirantes; Girleide Rovari (MDB), em Bodoquena; Rosilene Teixeira (Avante), em Bonito; Márcia Pereira (PSD), em Camapuã.

E mais: Cris Duarte (Psol) e Sidnéia Tobias (Podemos), em Campo Grande; Valeria Lopes Neto (DEM), em Caracol; Ivete Galacini (MDB), em Cassilândia; Marcela Lopes (PSDB), em Corguinho; Claudia Maciel (PSD), em Coronel Sapucaia; Joseane Boabaid (PRTB), em Corumbá; Ilda Machado (PSD), em Fátima do Sul; Marianna Barbosa (MDB), em Figueirão; Patrícia Margatto Nunes (PSDB), em Iguatemi; Clediane Matzenbacher (DEM), em Jardim; Andréa Sampaio (Cidadania), Cristiane Verlaine (PSL) e Raquel do Prado (PT), em Ladário.

Claudinha Maciel (PSD), de Coronel Sapucaia

Para completar: Isabel Acosta (Podemos), em Miranda; Telma Minari (Patriota), em Naviraí; Ilca Corral (MDB) e Dominique Rodrigues (Cidadania), em Nioaque; Patrícia Cezar (PP), em Nova Alvorada do Sul; Vitória Antunes (PT), em Ponta Porã; Fabiana Galvão (MDB), em Ribas do Rio Pardo; Carol Fracasso (PRTB), em Rio Brilhante; Dinalvinha Viana (PSDB), em Rio Verde; Maria Clarice Ewerling (MDB), em Sonora; e Kaelly Saraiva (Psol), em Três Lagoas.

Compartilhe: