Enfrentamento ao feminicídio terá recorte público na Capital

Conquista afirmativa: vereadores avançam com políticas de gênero

Em Campo Grande, o combate e a prevenção à violência contra a mulher terá mais um mecanismo de apoio. A Câmara Municipal aprovou o projeto de Lei nº 9.973/2021, dos vereadores, Papy (Solidariedade), Camila Jara e Ayrton Araújo, ambos do PT. Com a lei fica instituído o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio. O projeto foi protocolado no Dia Internacional da Mulher, que é celebrado em 8 de Março, e aprovado em definitivo sete meses depois.

Segundo Camila Jara, se a Lei for sancionada pelo prefeito Marcos Trad (PSD) e posteriormente regulamentada, as despesas decorrentes da execução correrão por conta das dotações orçamentárias próprias e outras suplementadas se necessário. O primeiro artigo do projeto define que o programa será utilizado na prevenção e no combate ao feminicídio, extremo da violência contra as mulheres e meninas.

O parágrafo único do artigo 2º estabelece que “as ações levarão em conta que as violências que afetam as mulheres são marcadas também pelas diferenças econômicas, culturais, etárias, raciais, de identidade de gênero, de orientação sexual, de deficiência, idiomáticas e de cosmogonia/religião”.

INCENTIVO A ESPORTISTAS

O vereador Beto Avelar (PSD), líder do prefeito Marquinhos Trad na Câmara Municipal, defendeu o projeto de lei que institui o Auxílio Atleta em Campo Grande. A proposta tem a finalidade de apoiar financeiramente os atletas e equipes que representem a Capital em competições esportivas oficiais no Brasil e no mundo a partir de 2022.

Segundo Beto Avelar, a proposta de incentivo é um desejo dos atletas e uma necessidade para que Campo Grande tenha mais representantes nas competições regionais, nacionais e internacionais. “É uma proposta construída junto com os atletas e gestores do esporte. Essa é uma política que reafirma o compromisso do prefeito Marquinhos Trad com os esportistas de Campo Grande e vai permitir o acesso de mais pessoas às principais competições esportivas”, destaca Beto Avelar.

Compartilhe: