‘Ilumina Pantanal’ é eleito projeto do ano

Projeto já atinge a marca de 1 mil famílias atendidas com o sistema de placas solares

O projeto ‘Ilumina Pantanal’, desenvolvido e realizado por meio de parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Grupo Energisa e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), foi eleito o grande vencedor do Solar & Storage Live Awards 2021, na categoria “International Solar and/or Storage Project of the Year” (em português: Projeto Internacional Solar e/ou Armazenamento do Ano). O anúncio foi feito na quarta-feira (24), em Birmingham, na Inglaterra, no mesmo dia em que a Energisa entregou o sistema de placas solares para geração de energia à milésima família moradora no Pantanal.

Até o mês de abril de 2022 o projeto vai levar energia elétrica por meio de placas solares a 2090 famílias moradoras na região pantaneira nos municípios de Corumbá, Ladário, Aquidauana, Porto Murtinho, Coxim, Miranda e Rio Verde. Nesta semana em que o projeto concorre ao prêmio na Inglaterra, o projeto já estará atingindo a marca de 1 mil famílias atendidas com o sistema de placas solares.

O secretário Jaime Verruck comemorou o resultado e destacou que “a concepção do Ilumina Pantanal nasceu ainda em 2015, em discussão do Governo do Estado com a Energisa sobre a universalização do acesso à energia elétrica no Pantanal. O projeto evoluiu em sua base tecnológica e buscamos os recursos necessários junto ao governo federal. Hoje, ele está inserido no conceito do programa Estado Carbono Neutro, pois traz uma fonte de energia limpa e renovável que já está proporcionando um salto na qualidade de vida da população de toda a região pantaneira”.

Compartilhe: