Jogo virtual busca conscientizar no combate ao Aedes Aegypti

neighbor-hero-jogo-virtual-conscientização-combate-mosquito-aedes-aegypti-dengue-zika-chikungunya-ifms-campo-grande-ms-2020

Uma pesquisa desenvolvida no Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) deu origem ao jogo virtual “Neighbor Hero”. O lançamento ocorreu no último dia 27, em cerimônia realizada pela Assembleia Legislativa.

O desenvolvimento do “Neighbor Hero” teve o envolvimento dos estudantes dos cursos de graduação em Jogos Digitais e técnico integrado em Informática para Internet, além de pesquisadores da Fiocruz, sob a coordenação do docente de Informática do IFMS, Yuri Tomas.

A criação do jogo partiu da necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela disseminação de doenças como dengue, zika e chikungunya. No ano passado, foram mais de um milhão e meio de casos no país. Em 2020, apenas em Mato Grosso do Sul, foram mais de 70 mil casos de dengue, com 42 mortes registradas até o momento.

Voltado a estudantes do ensino fundamental e médio, utilizando plataformas móveis, o objetivo do “Neighbor Hero” é apresentar aos jogadores o mosquito Aedes aegypti e as doenças em que ele age como vetor, de forma a conscientizá-los do problema e das formas de controlá-lo, tornando o participante um agente transformador do ambiente ao seu redor.

“Buscamos fazer com que os jogadores entendam que são agentes ativos, sendo que as ações deles possuem influência no ambiente ao redor. Eles precisam compreender que podem resolver parte do problema, uma vez que muitos dos focos de dengue são resultado da negligência das pessoas no ambiente em que vivem”, explicou Yuri.

EDUCAÇÃO E SAÚDE

“Trata-se da entrega de uma ferramenta pedagógica que vai atingir em cheio a geração atual. É uma porta de entrada para que a educação se relacione ao apoio das ações da saúde, nos incentivando a continuar nesse caminho das práticas pedagógicas”, afirmou a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

A proposta é que jogo seja utilizado nas escolas de ensino fundamental e médio de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe: