Maracaju II: Ziemann quer protagonismo para comunidade surda

Vereador realizou evento para fortalecer o alcance da campanha Setembro Azul

No último dia 10, o vereador Robert Ziemann (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Maracaju, participou de uma live alusiva ao ‘Setembro Azul’, nome dado à campanha anual por maior atenção e visibilidade da população aos desafios das pessoas que sofrem de surdez. A iniciativa – denominada 4º Bate Papo Azul – foi em parceria com o Instituto Pequeno Cidadão. A live convidou a professora de Libras e Português, Lidiane Vargas, e a instrutora de libras Ana Cristina Machado.

Ziemann, que foi o intermediador, destacou o apelo temático da campanha deste ano: “Eu nasci com a voz em minhas mãos”. Disse que o objetivo é valorizar o protagonismo da pessoa surda, o respeito pela identidade, a cultura, a comunicação em Libras e o acesso linguístico. “É essencial considerar que o mês de setembro é um marco de luta e conquistas da comunidade surda”, frisou.

Idealizador do projeto para a implantação do Centro Municipal de Intérprete de Libras (CMIL), Ziemann aposta no sucesso da mobilização para conscientizar a comunidade. Pontua que neste mês acontecem diversos eventos e atividades voltados à conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos.

Durante a live foram ressaltadas diversas dificuldades que a comunidade surda enfrenta em Maracaju, desde um simples deslocamento ao médico, banco ou ao comércio, palestras, visitas e outras atividades. Além da dificuldade da formação de intérprete de libras, muitas pessoas desconhecem a causa do problema. “O projeto visa à abertura de portas para todos, efetivando o ambiente de uma sociedade mais justa”, concluiu Ziemann.

Compartilhe: