Prefeitos ganham estímulo para fortalecer ações consorciadas

Reunião proveitosa: Riedel e prefeitos articulam avanços municipalistas

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) avança no objetivo de melhorar e ampliar as parcerias para resolver problemas que preocupam os prefeitos. Na terça-feira (27) o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, e seu adjunto, Pedro Caravina, reuniram-se com os dirigentes de consórcios municiais e vários prefeitos para definir ações que fortaleçam as intervenções articuladas pelas prefeituras.

Segundo Riedel, o Governo vem ampliando os repasses do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento Rodoviário de MS) aos municípios. A estratégia foi implantada em 2017 pelo governador Reinaldo Azambuja para potencializar as ações da Pasta. Atualmente, só dois consórcios acessam esses recursos de custeio, mas a ideia de Riedel é estender a oferta aos outros colegiados.

Na reunião também foi apresentado um protocolo de intenção para a fusão dos consórcios Codevale (Consórcio dos Municípios do Vale do Ivinhema) e Cideco (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia). “É uma medida de extrema importância, que irá fortalecer em muito os dois consórcios”, segundo Daniele Cabriotti, a secretária-executiva do Codevale.

Além dos presidentes do Codevale e Cideco, os prefeitos Lúcio Costa, de Santa Rita do Pardo, e Aristeu Nantes, de Gloria de Dourados, participaram da reunião os gestores Gilberto Garcia, de Nova Andradina; Dr Antônio de Pádua Diogo, de Brasilândia; José Paleari, de Nova Alvorada do Sul; Guga do Nascimento, de Novo Horizonte do Sul; Clovis José, de Taquarassu; Geraldo Boquinha, de Angelica; e Valdir Sartor, de Deodápolis.

Compartilhe: