Programa Pró Pantanal é lançado oficialmente para recuperar bioma

Iniciativa do Sebrae foi lançada em live organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Nesta segunda-feira (12) foi lançado oficialmente o Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal. A iniciativa foi apresentada em live do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que lançou um conjunto de ações para prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do Pantanal brasileiro.

Formatado pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o programa visa reduzir o impacto das queimadas na economia local por meio da dinamização das atividades econômicas e do estímulo às micro e pequenas empresas.

O governador Reinaldo Azambuja destacou o trabalho em conjunto. “Esse trabalho em conjunto, não tenho dúvidas de que é o fundamento desses programas, e essa integração vai fazer avançarmos gerando oportunidades para esses ribeirinhos e os próprios pantaneiros”.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a proposta é levar melhorias para as comunidades, por meio do fomento ao empreendedorismo, garantindo emprego e renda. “O Sebrae colabora para geração de renda, para que os ribeirinhos possam ter mais renda, serem mais sustentáveis”, disse.

Em Mato Grosso do Sul, o programa abrange os municípios de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Coxim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro e Sonora.

Ainda na live foi lançado o Painel Risco de Incêndio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que irá auxiliar nas estratégias de prevenção a queimadas. A ferramenta digital monitora e divulga os locais com maior probabilidade de ocorrência de incêndio no Brasil.

PRÓ PANTANAL

Neste momento são realizadas pesquisas com produtores rurais, comerciantes locais, empresários do trade turístico e artesãos para identificar qual é a realidade de cada público, as dificuldades enfrentadas e as ações de melhorias e capacitação que podem ser feitas para promover a transformação.

Compartilhe: