Ilha de Segredos: thriller alemão

Ilha-D-Segredos-Principal

Em pouco tempo, o jovem Jonas Hansen (Philip Froissant) terá que enfrentar vários golpes do destino. Sua avó morre quando é atacada por um cachorro. Poucos meses depois, ele também perde seus pais em um trágico acidente. Para que possa continuar a viver na ilha do Mar do Norte onde cresceu, ele aceita a oferta de viver com o seu avô Friedrich (Hanns Zischler), pelo menos até passar pela adolescência. Em termos de escola tudo vai bem com ele, sua nova professora Helena Jung (Alice Dwyer) até o incentiva em suas ambições literárias. E o seu ambiente também o apóia da melhor maneira possível, sobretudo Nina Cohrs (Mercedes Müller), de quem é amigo desde a infância e que cultiva profundos sentimentos. Em vez disso, é Helena Jung que se aproxima dele e começa um caso com ele.

Algumas semanas atrás, Céu Vermrlho Sangue se tornou uma sensação. Embora a Netflix já tenha colocado com sucesso algumas séries produzidas na Alemanha no mercado internacional, as coisas pareciam ruins na divisão de filmes até agora. De qualquer maneira, não havia muitos filmes alemães na Netflix. O pouco que estava ali foi ignorado. Agora, com Ilha de Segredos, chega o próximo longa-metragem alemão que pode deslanchar.

O diretor e co-escritor Miguel Alexandre faz uma abordagem diferente dos thrillers alemães comuns. Enquanto uma morte inicialmente acontece fora do contexto, no acidente dos pais você pode ver que Helena Jung estava ao volante e empurrou o carro para morte. Em outros aspectos, Ilha de Segredos nunca faz segredo sobre o fato de que a professora vingativa está perseguindo algum objetivo sombrio. Ela também corteja Jonas de forma tão agressiva que até os outros na classe vão notar. A única pergunta que permanece sem resposta é: por que exatamente ela está fazendo isso? O que ela ganha quando manipula a vida dos Hansen tão fortemente e às vezes até a destrói?

Conforme o esperado, levará algum tempo até que esta questão seja resolvida. Na verdade, leva quase que até o fim. Não está muito bem definido. Teria sido menos enervante se houvesse pelo menos algumas dicas de antemão ou se outras questões tivessem sido incorporadas como alternativa para amenizar a tensão. Tudo está claro em Ilha de Segredos, exceto a resolução.

Ilha de Segredos é um thriller visualmente poderoso, que impressiona por sua complexidade, mas em nenhum momento é realmente brutal ou sangrento. Mesmo assim, o filme consegue acumular uma boa dose de tensão por meio de suas produções cênicas. A roda não é reinventada aqui, mas o filme vale a pena assistir simplesmente por causa das fantásticas fotos da natureza do mar, da ilha e das opressivas mudanças de maré.

Esta recém-adicionada pérola alemã da Netflix fala explícitamente sobre sobre os segredos em uma ilha aparentemente pacífica que ameaçam oprimir um aluno órfão que se aproxima demais de um novo professor. E não há mal nenhum nisso mesma que seja clichê.

5 pipocas!

 

 

Disponível na Netflix.

Compartilhe: