Round 6: crítica social afiada

Round6-Principal2

O novo drama da Netflix, Round 6, está causando alvoroço. Lançada em 17 de setembro de 2021, a série já gerou muita conversa nas redes sociais e muitas críticas positivas e negativas sobre o drama. Há até comparação com o estilo de Jogos Mortais e Jogos Vorazes. Com pouco tempo de lançamento, o drama já está liderando o ranking da Netflix. E já conquistou o recorde de ser a primeira série coreana a estrear nos Estados Unidos.

Round 6 conta a história de pessoas que têm dívidas enormes, impossíveis de pagar e recebem uma proposta misteriosa para participar de uma sequência de jogos em que o vencedor recebe um enorme prêmio em dinheiro, 45,6 bilhões de wons (moeda sul-coreana). Eles recebem o convite de um homem que esbarra neles e os desafia a participar de um jogo aparentemente simples de virar um quadrado de papel do avesso jogando outro quadrado de papel. Quando o homem que o desafiou vence, ele pode dar um tapa em seu oponente, pois não tem dinheiro para nada, mas quando a pessoa endividada vence, ele recebe 10.000 wons.

Após o jogador ver a possibilidade de “dinheiro fácil”, o responsável pela localização dos jogadores para o desafio entrega um cartão com um número de telefone para que, caso o interessado tenha vontade em participar nos outros jogos, possa se inscrever.

O protagonista Seong Gi-hun, interpretado por Lee Jung-Jae, é o primeiro a concordar em participar dos jogos. Mas ele não é o único. Ao aceitar a participação, é definido um ponto de encontro para os jogadores e eles são conduzidos inconscientemente ao local, onde usam uniformes com seus números de inscrição.

Ao todo são 456 jogadores, mas apenas 1 pode vencer. Os jogos são jogos infantis comuns na Coreia do Sul, mas se você for eliminado do jogo, perderá sua vida. O desafio consiste em 6 jogos em 6 dias, o sobrevivente leva o dinheiro. O cofre começa vazio, mas conforme os participantes morrem, 1 bilhão de wons por perdedor é adicionado. Cada desafio tem um tempo cronometrado para ser concluído.

A série Round 6, apesar de ter muito suspense e drama, carrega consigo uma forte crítica social em torno do dinheiro. O filme mostra a que extremos a abundância e a falta de dinheiro podem levar um ser humano. Todos os participantes têm dívidas elevadas adquiridas através de jogos de azar, mau investimento, envolvimento em coisas ilegais, empréstimos para sobreviver e vários outros motivos. E quase todos concordaram em jogar até a morte por um mínimo de conforto.

A crítica pesa sobre a desigualdade social, mostrando que quando devemos a alguém, nos tornamos seus escravos. E mesmo que tenhamos dinheiro, não podemos ter tudo como saúde, vida, apenas um conforto momentâneo.

Também mostra-se que, quando o dinheiro está em jogo, mesmo os mais legais podem cometer atrocidades. E que o ser humano precisa é saber usar as habilidades que possui, como inteligência, agilidade, força física, blefe, tudo isso para que possa garantir a própria sobrevivência.

Rouns 6 é osso duro de roer; essa é a verdade.

5 pipocas!

Disponível na Netflix.

Compartilhe: